Médicos precisarão de nota mínima no Enamed para registro

Medida provisória torna proficiência no Enamed requisito para exercer a profissão entre futuros ingressantes do curso de medicina.


O governo federal editou nesta sexta-feira (19) uma medida provisória que condiciona o registro profissional de futuros médicos à aprovação no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). 

Pela nova regra, estudantes que ingressarem no curso de medicina após a publicação da MP precisarão atingir um nível mínimo de proficiência para obter inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e exercer a profissão. 

Enamed já existe desde 2025 e era utilizado para avaliar a qualidade dos cursos de medicina e selecionar candidatos para programas de residência médica. Agora, passa a ter também a função de verificar se o formando atingiu o desempenho mínimo considerado necessário para atuar como médico.

Uma medida provisória (MP) é um ato editado pelo presidente da República com força de lei e aplicação imediata. Para continuar valendo de forma permanente, ela precisa ser analisada e aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Com a MP que será publicada hoje teremos a necessidade estabelecida para todos os estudantes de que para o exercício profissional, esse mínimo de proficiência deve ser utilizado como condição para o exercício profissional“, acrescentou. 

Em nota, o Conselho Federal de Medicina criticou a medida e afirmou não ter participado da construção do documento.

Como ficará o exame

Com a nova política, a avaliação passará a ocorrer em dois momentos da graduação. A primeira etapa será aplicada ao final do quarto ano do curso e terá caráter diagnóstico. Já a segunda ocorrerá no último ano da graduação e servirá para verificar a proficiência necessária ao exercício profissional. 

Segundo a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, apenas o resultado obtido no sexto ano será registrado oficialmente. Ela explicou que a prova aplicada antes do internato servirá para que estudantes e faculdades identifiquem eventuais lacunas na formação. 

O 4º ano é o último ano para o ingresso no internato e é feita a avaliação para instituição fazer a avaliação se ele está apto para o internato“, disse.

Governo compara modelo à exigência da OAB

Durante a apresentação da medida, integrantes do governo fizeram paralelos entre o novo modelo e a exigência de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, afirmou que, no caso da medicina, o governo entende que a avaliação deve ser conduzida diretamente pelo Estado.

Por que o governo decidiu mudar as regras

A principal justificativa apresentada pelo governo são os resultados da primeira edição do Enamed. 

Dados divulgados pelo MEC mostram que 67% dos 39.258 concluintes avaliados em 2025 atingiram o nível considerado proficiente. Isso significa que aproximadamente 13 mil estudantes ficaram abaixo do patamar mínimo definido pelo exame.

Durante a coletiva, Proenço afirmou que a medida responde a uma demanda da sociedade e de entidades médicas por mecanismos que garantam a qualidade da formação. 

A gente participou do debate do Congresso entendendo dessa necessidade da proficiência. A gente está atendendo demanda da sociedade, como das próprias entidades de medicina“, disse.

Enamed também substituirá etapa do Revalida

Outra mudança prevista na medida provisória é a integração do Enamed ao Revalida, exame utilizado para validar diplomas de medicina obtidos no exterior. 

Segundo o governo, a prova aplicada aos concluintes dos cursos de medicina passará a substituir a etapa teórica do Revalida. 

Nós entendemos que a iniciativa de usar o Enamed como primeira etapa do Revalida agrega e é plenamente viável e necessária. Fortalece as avaliações e tem respaldo pela experiência que o Inep tem“, afirmou Proenço. 

A etapa prática do Revalida continuará sendo aplicada normalmente. 

Gestão e Saúde

Posts Similares

  • Policlínicas de Formosa e Posse celebram a Semana da Enfermagem com ações de valorização e bem-estar

    Programação contou com palestras, dinâmicas e momentos de integração para reconhecer o papel essencial dos profissionais de enfermagem A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa e a Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, unidades do Governo de Goiás, promoveram uma série de atividades em comemoração à Semana da Enfermagem, com o…

  • Policlínicas de Formosa e Posse fortalecem atendimento ao paciente renal no 1º Simpósio de Nefrologia de Goiás

    Evento reuniu especialistas para debater avanços no tratamento da doença renal crônica e aprimorar práticas assistenciais A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa e a Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse, unidades do Governo de Goiás, recentemente marcaram presença no 1º Simpósio de Nefrologia do Estado de Goiás, realizado no auditório da…

  • Bolsas de esperança: ação do Hetrin e Hemogo beneficiará até 316 pessoas  

    Campanha realizada em parceria com o Hemogo também resultou em sete novos cadastros para doação de medula óssea   O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou mais uma ação de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Goiás – Hemogo….

  • Hospital Regional de Dianópolis aumenta atendimentos em 27%

    A unidade superou o déficit histórico de profissionais médicos com a Medplus O Relatório de Gestão do Hospital Regional de Dianópolis (HRD) traz indicadores que comprovam a melhoria do atendimento médico à população do Sudeste do Tocantins. O documento, disponível no portal do governo do Estado, conta que os atendimentos aumentaram em 27%, desde 2023….

  • 30% dos estudantes de medicina desejam ser “médicos startupeiros”

    Conheça o fenômeno dos formandos que querem empreender em tecnologia para medicina Na interseção entre a medicina e o empreendedorismo, surge uma tendência surpreendente que está moldando o perfil dos futuros profissionais de saúde.  Em uma entrevista, o professor Giovanni Cerri, do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da…

  • |

    Bloquinho do Hetrin leva alegria aos pacientes internados 

    Música, ambiente colorido e muita animação marcaram a folia promovida para os pacientes internados na unidade   O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, entrou no clima do Carnaval e levou alegria aos pacientes internados com um animado bloquinho carnavalesco. Ao som de marchinhas, com máscaras e adereços coloridos, a…