Saúde

Número de casos de covid-19 volta a crescer no mundo

O número de casos de covid-19 voltou a crescer no mundo em dezembro de 2023, impulsionado pelas aglomerações das festas de fim de ano e pela disseminação da variante JN.1 do coronavírus.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados cerca de 9,5 milhões de casos no mês passado, um aumento de 42% em relação a novembro.

A OMS também informou que houve um aumento de 62% nas hospitalizações e de 42% nas internações em UTI por covid-19 no mesmo período.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que o vírus ainda circula e mata, mesmo que a pandemia não seja mais considerada uma emergência de saúde global. “Ainda que 10 mil óbitos por mês seja muito menos do que tivemos no pico da pandemia, esse nível de mortes evitáveis não é aceitável”, disse Ghebreyesus.

A OMS estima que os números reais de casos e mortes de covid-19 sejam ainda maiores, uma vez que apenas cerca de 50 países, a maioria na Europa e nas Américas, têm reportado essas informações regularmente à entidade.

Ghebreyesus fez um apelo para que governos e indivíduos continuem a tomar precauções contra a covid-19, como a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social.


OMS mantém alerta contra covid-19, mesmo após fim da pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém o alerta contra a covid-19, mesmo após declarar o fim da pandemia em 5 de maio de 2023. A entidade destaca a necessidade de lidar com a doença de forma contínua, agregando os esforços de prevenção e tratamento aos sistemas nacionais de saúde.

A OMS também alerta para a disseminação da variante JN.1 do coronavírus, que é dominante entre os novos casos de contágio em todo o mundo. Essa variante é uma subvariante da ômicron, contra a qual as vacinas atuais ainda não conferem bons níveis de proteção.

O Dr. Michael Ryan, chefe de emergências da OMS, destacou que as vacinas ainda são eficazes na prevenção de hospitalizações e mortes por covid-19. “As vacinas podem não impedir que você seja infectado, mas certamente estão reduzindo significativamente suas chances de ser hospitalizado ou morrer”, disse Ryan.

A OMS também observa que a covid-19 não adotou um padrão sazonal, como ocorre com outras doenças respiratórias. A doença tem se espalhado em todo o mundo, incluindo no hemisfério sul, onde atualmente é verão.

Em meio ao inverno no hemisfério norte, também tem aumentado a propagação de outros vírus e doenças respiratórias, como influenza, rinovírus e pneumonia. A Dra. Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS para a covid-19, destaca que a “cocirculação de muitos tipos diferentes de patógenos” tem pesado nas hospitalizações.

Os especialistas da OMS recomendaram enfaticamente a vacinação contra a covid-19 e a gripe, sobretudo para pessoas mais velhas e nos grupos considerados de risco para essas doenças.

Fonte: Medscape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *