Ação global para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
Neste Setembro Dourado, mês de conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, Pernambuco firma um importante compromisso para a garantia de diagnóstico oportuno e acesso rápido ao tratamento de adequado da doença. Gestores do Sistema Único de Saúde, hospitais especializados e sociedade civil vão aderir, juntos, à Iniciativa Global Contra o Câncer Infantil, da Organização Mundial da Saúde. O Instituto Desiderata, organização que atua há 20 anos para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer, também participa deste movimento.
A iniciativa foi lançada, em 2018, para apoiar os países no fortalecimento de seus sistemas de saúde, com o objetivo de aumentar o índice de cura mundial do câncer infantil. O Brasil passou a integrá-la formalmente em 2021. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que lidera a GICC, escolheu o estado de Pernambuco para dar início às ações da iniciativa no país. Apesar de ser considerado uma doença rara, o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil. São previstos 7930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes brasileiros por ano, segundo estimativas do Inca – 410 deles ocorrem em Pernambuco.
Soma-se a essa preocupação o fato de que a distribuição dessas taxas por região do país ocorre de maneira desigual: em 2019, nas regiões Norte e Nordeste observou-se um aumento da taxa de mortalidade de, respectivamente, 42% e 17%, em relação ao ano 2000, enquanto nas outras regiões, houve uma redução superior a 10%.
Por isso o Instituto Desiderata em Pernambuco, participa com uma ação inspirada no Unidos pela Cura, experiência bem-sucedida no Rio de Janeiro que, desde 2005, colabora para diagnóstico precoce do câncer infantil. Estima-se que 10% das crianças e adolescentes com câncer no município foram encaminhados para tratamento pela estratégia, com 91% desses casos suspeitos agendados para investigação diagnóstica em até 3 dias úteis.
A implementação da estratégia de promoção de diagnóstico precoce em Pernambuco está estimada para quatro anos e conta com o investimento da RaiaDrogasil, do Saint Jude e da iniciativa My Child Matters.
Diagnóstico precoce
Como o câncer infantil não tem prevenção, o diagnóstico precoce é a única medida eficaz para aumentar suas chances de cura, que podem ultrapassar 80% com o encaminhamento em tempo oportuno para o tratamento adequado. Apesar de o câncer infantil ter um alto potencial de cura, o Panorama de Oncologia Pediátrica no Brasil, publicado em 2021 pelo Instituto Desiderata, demostra que a taxa de mortalidade por câncer infantil no país teve uma redução de apenas 2% ao longo das últimas duas décadas.
“O conhecimento dos profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do câncer infantil e a oferta de uma rede de serviços de saúde bem estruturada são fundamentais para alcançarmos melhores chances de cura e garantirmos às crianças brasileiras o direito à recuperação e a uma vida plena. Pernambuco já conta com centros de referência muito importantes para o tratamento e só tem mais benefícios a ganhar com uma rede de encaminhamento organizada desde a Atenção Primária”, ressalta Renata Couto, diretora do Instituto Desiderata.