Saúde

Estudo destaca os desafios da regionalização do SUS em congresso de Secretarias Municipais de Saúde

A Regionalização da Saúde é um princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS) para a oferta de recursos e serviços de saúde, visando organizá-los de maneira hierarquizada e integrada, considerando as características demográficas, epidemiológicas e socioeconômicas de cada região. O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Umane, realizou uma nova análise que abordou os desafios, propostas e inovações para garantir uma regionalização mais eficiente do Sistema Único de Saúde (SUS) e o apresentou na 9ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde .

O estudo “Os desafios da regionalização do SUS de acordo com a visão de atores estratégicos” reúne entrevistas realizadas com diversos especialistas – entre acadêmicos e profissionais da gestão pública e privada – e aborda pontos como a importância da otimização da oferta de serviços e recursos de saúde em todo o território brasileiro.

Além da pesquisa, o IEPS lançou a plataforma FluxSUS, que oferece análises interativas sobre a movimentação de pacientes nos serviços hospitalares do SUS. Essa plataforma visa apoiar o processo de regionalização ao fornecer informações visuais sobre os fluxos de pacientes entre diferentes áreas de saúde, permitindo decisões mais informadas e eficazes. O FluxSUS faz parte da Galeria de Projetos do IEPS Data, ferramenta de análise de dados de saúde dos municípios brasileiros lançada pelo IEPS no ano passado. Para acessá-la, clique aqui

Congresso de Secretarias de Saúde

A cidade de Salvador, na Bahia, foi palco da 9ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Com o tema “Especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização da Saúde”, o evento teve como objetivo discutir os desafios, particularidades e oportunidades relacionadas à regionalização da saúde nessas regiões do país.

Ao todo, mais de 4 mil pessoas se reuniram no Centro de Convenções da capital baiana para o congresso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *