Hospital Universitário da UFSJ é inaugurado em Divinópolis
Cerimônia ocorreu na sexta-feira (19), às 14h, com a presença do presidente Lula e do ministro Leonardo Barchini
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos ministros da Educação, Leonardo Barchini, e da Saúde, Alexandre Padilha, participará, na sexta-feira, 19 de junho, às 14h, da inauguração do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (HU-UFSJ), em Divinópolis (MG).
A unidade, voltada ao atendimento de média e alta complexidade em clínica médica, cirurgias e materno-infantil, faz parte da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e será referência em assistência à saúde, ensino e pesquisa.
Além do atendimento médico à população, a unidade abrigará cursos de formação de profissionais da saúde. A expectativa é que, a partir de 2027, passe a oferecer programas de residência em pediatria, clínica médica, medicina de família e comunidade e enfermagem obstétrica.
Construído e equipado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o hospital foi doado à UFSJ. A HU Brasil assumiu a gestão da unidade por 20 anos, ao custo previsto de R$ 341 milhões por ano. São R$ 230 milhões do Ministério da Educação (MEC) e R$ 111 milhões do Ministério da Saúde (MS). O atendimento será 100% destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade abriu as portas com 31 leitos disponíveis à população de Divinópolis (MG) e de mais 54 cidades da região, e os demais serviços serão implementados no prazo de um ano. Ao todo, serão 198 leitos.