Gestão e Saúde

Elevação cambial e do juros impactam a indústria de equipamento e dispositivos médicos

ABIMED alerta sobre possíveis impactos para o setor por decorrência da variação cambial e elevação da taxa de juros que pode afetar a produtividade e a competitividade no setor. 

ABIMED – Associação Brasileira da Industria de Tecnologia para Saúde alerta sobre os impactos da alta do dólar e da elevação da taxa de juros (Selic) para o setor de equipamentos e dispositivos médicos no Brasil. Dado a necessidade de importação pelo  setor, observa-se a elevação de custos em equipamentos de alta tecnologia, como tomógrafos e ressonâncias magnéticas, bem como insumos essenciais para fabricantes locais.

Soma-se a isso o encarecimento de demais custos da cadeia, como frete internacional, tarifas alfandegárias e dívidas em moeda estrangeira, aumentando ainda mais as dificuldades financeiras para empresas, hospitais e clínicas. Esses fatores impactam negativamente o fluxo de caixa e restringem a aquisição e modernização de equipamentos, comprometendo a qualidade da assistência em saúde. A Selic elevada também encarece financiamentos e projetos de pesquisa e inovação, essenciais para a competitividade do setor. Startups e pequenas empresas são particularmente afetadas devido à dificuldade de captação de recursos.

Em meio a tudo isso, o uso de incentivos fiscais e linhas de crédito com juros subsidiados, como as oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a política industrial Nova Indústria Brasil (NIB), com previsão de investimentos de R$ 300 bilhões até 2026, deve beneficiar tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto o setor privado. Além disso, o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), que busca elevar a produção nacional de dispositivos, é uma possibilidade para fortalecer a cadeia produtiva e fomentar a inovação tecnológica.

O Brasil tem potencial e infraestrutura científica para expandir sua participação no mercado externo, mas enfrenta desafios significativos em inovação e capacidade industrial. 

Para sustentar essa expansão, a ABIMED destaca a necessidade de garantir estabilidade econômica e jurídica no país, criando um ambiente propício para atrair investimentos e impulsionar a inovação e a tecnologia em saúde, possibilitando assim maior acesso da população a essas tecnologias e serviços. 

Sobre a ABIMED: 

A ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde é uma entidade que congrega 190 empresas de diversas dimensões e origens de capital, em todo o país, com fabricação em 29 plantas industriais, além de importadores e distribuidores. Essas empresas representam cerca de 65% do mercado de equipamentos e dispositivos médicos no Brasil.

A entidade tem como propósito contribuir de forma contínua para a ampliação do acesso da população às tecnologias avançadas para a saúde, visando à qualidade de vida e à longevidade das pessoas, a partir de seus valores, que são integridade, respeito e inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *