Mercado

17 fabricantes de produtos odontológicos representarão o Brasil na AEEDC

Feira será realizada em Dubai em fevereiro de 2024 e impulsionará a produção nacional no mercado externo

São Paulo, fevereiro de 2024 – A indústria odontológica brasileira ganha cada vez mais reconhecimento no mercado internacional. Essa realidade é percebida por meio da participação das marcas nacionais em feiras estrangeiras voltadas ao segmento, sendo uma das principais a AEEDC, que em 2024 será realizada entre 6 e 8 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

Com 4.800 expositores, o evento recebe representantes de 150 países em busca de novos negócios internacionais. Para aproveitar o network, o Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará pela 18ª vez no evento com um pavilhão brasileiro composto por 17 empresas. 

Em 2023, participaram da feira 15 fabricantes brasileiras de produtos para odontologia, que fecharam US$ 2,28 milhões em negócios durante os três dias de evento, e encerraram a participação com a expectativa de gerar mais US$ 6,65 milhões ao longo dos 12 meses seguintes à AEEDC. 

“A feira é considerada a maior do segmento na região do Oriente Médio, mercado que tem aceitado cada vez mais a produção brasileira”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO. 

De fato, de 2022 para 2023, o Brasil ampliou em mais de 42% a exportação de dispositivos médicos para a região. No mesmo período, as empresas participantes do BHD também cresceram suas exportações entre os países do Oriente Médio de forma significativa. A odontologia, inclusive, é a terceira vertical com mais exportações de saúde, tendo vendido, para o mercado internacional como um todo, US$ 121,7 milhões em produtos durante o ano de 2023. 

Sérgio Escobar, gerente de Negócios Internacionais da Evoden, segue para Dubai focado em diversificar a carteira de clientes da companhia. Segundo ele, a marca, que já exporta para a América Latina, tem uma estratégia bem consolidada para o evento. 

“Nossa expectativa está alta devido à grande demanda da região por produtos odontológicos constantes em nosso portfólio. Assim, nosso foco está em avaliar a melhor forma de entrar nesses mercados, tendo em vista que a maneira mais comum de compra é por meio de licitações governamentais, onde os players atuam como agentes entre os órgãos competentes e nós, empresas exportadoras”, explica. O executivo diz que a marca também busca distribuidores locais para revender diretamente ao público final. 

Países como Turquia, Emirados Árabes Unidos e Israel se destacam como os três principais destinos das exportações brasileiras de dispositivos médicos na região do Oriente Médio. Na sequência surgem Líbano, Arábia Saudita e Iraque. Na área de odontologia, implantes, instrumentos, preparações para higiene bucal, produtos para obturação dentária e dentes artificiais de acrílico são os produtos mais exportados pelas marcas brasileiras. 

A feira também surge como uma excelente plataforma de relacionamento, permitindo às marcas brasileiras otimizar seus contatos com distribuidores globais. “A Angelus participa da AEEDC há dez anos. Viajaremos para Dubai buscando acertar todos os negócios com os clientes do Oriente Médio, visto que a feira proporciona a possibilidade de encontrarmos nossos distribuidores locais”, comenta Sidarta Cypriano, diretor de Negócios Internacionais da Angelus, empresa já internacionalizada com forte presença no mercado externo. 

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